A Volkswagen busca soluções inovadoras na área de

Cadeia Produtiva 4.0

Contexto

No presente momento da indústria, esforços em digitalização são cruciais para a maximização do valor agregado por uma companhia. Alinhada a esse movimento, a Volkswagen tem direcionado esforços para transformar seus processos por meio de ferramentas digitais, buscando maior agilidade e eficiência em suas operações.

O fluxo de informações é essencial para o bom funcionamento da companhia. Ferramentas digitais abrem caminho para a integração entre as informações da empresa e os diferentes pontos da cadeia de valor do produto, além da otimização dos processos.

A cadeia de produção da Volkswagen possui alta complexidade, envolvendo dezenas de áreas diferentes, abrangendo os processos do “Cliente ao Cliente”, desde a captação de demanda até a entrega do produto final. Ela engloba os desejos e necessidades do cliente, o portfólio de produtos, as fábricas, os fornecedores, os pátios (estoques) e entrega às concessionárias e clientes de vendas diretas.

No contexto de uma cadeia de produção de alta complexidade, compilar as informações corretas, analisá-las e implementá-las com precisão e qualidade em um curto espaço de tempo é um grande desafio. Os principais pontos envolvem conciliar as demandas voláteis de mercado, capacidade dos fornecedores, capacidades de fábrica e estoques da companhia e ainda ter um produto final com valor competitivo e rentável para a companhia. Atualmente, a planta conta com numerosas fontes de dados. No entanto, estes dados não se encontram conectados e integrados, sendo processados por centenas de sistemas e processadores diferentes por toda a empresa.

Considerando as tecnologias digitais disponíveis atualmente, tecnologias no campo de sistemas integrados, internet das coisas, big data, machine learning e inteligência artificial podem ser chave para agilizar os processos e facilitar a tomada de decisões.

Sobre o desafio

Para o desafio Cadeia Produtiva 4.0, a Volkswagen busca uma solução que suporte a tomada de decisões (desde o nível estratégico até o nível operacional), levando em consideração as restrições e variáveis que envolvem a cadeia de suprimentos. Desta forma, o projeto deve conter cenários que mostrem, de forma transparente, os ganhos e os impactos para cada ação planejada, com maior desempenho financeiro e maior aderência possível às demandas de mercado.

Espera-se um produto mínimo, com conceito funcional, que demonstre ser capaz de compreender a complexidade envolvida na cadeia produtiva da Volkswagen e que possa ser adaptado e integrado à infraestrutura de TI da organização, podendo requerer alterações de hardware, software e conceitos de segurança de informação, além de atender às legislações de proteção de dados vigentes e futuras. Caso o produto apresente potencial, pretende-se escalá-lo internamente, envolvendo-o nas operações da Volkswagen na América do Sul.

Sobre a Volkswagen

Com 65 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.

A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,7 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Participe da categoria Cadeia Produtiva 4.0 do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Volkswagen, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!

Benefícios

Ao participar da categoria Cadeia Produtiva do programa Startups Connected, sua startup tem a chance de usufruir de diversos benefícios para o desenvolvimento do projeto-piloto com a Volkswagen. Os benefícios são flexíveis, mas oferecemos as seguintes trilhas de aceleração, de acordo com os perfis mais típicos de startups: